Problemas de comunicação no trabalho: o que está por trás desse fenômeno?

por Helena Sachs
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Junto com a Inteligência Emocional e a Gestão do Tempo, a Comunicação Assertiva é uma das habilidades mais buscadas no mercado de trabalho atualmente. Um estudo do PMI (Project Management Institute) aponta que a comunicação eficaz, que se liga diretamente a outras soft skills como organização e delegação de tarefas, gestão de pessoas, liderança e a própria inteligência emocional, está em falta em 64% das empresas brasileiras.

Aqui na Rock Ensina associamos a Comunicação Assertiva à capacidade de trabalhar bem em equipe, se comunicando de maneira direta e persuasiva. Em nossa escala de 4 cores, isso é mais forte nas pessoas do perfil Verde, também chamadas de Afetivas. (Faça o seu Teste das Cores aqui).

Mas se a sociabilidade é uma característica comumente associada aos brasileiros (e a própria central de dados da DataRock indica que dentre as mais de 7 mil pessoas que fizeram o Teste das Cores, o Verde é um dos que mais aparece em primeiro lugar), então por que estamos sofrendo tanto com a falta de comunicação?

Nossas análises indicam que a deficiência de Verde tem aparecido mais entre as pessoas da Geração Z, a mais nova entre a força de trabalho, e também entre empresários e CEOs de perfil mais agressivo, orientado a resultados — os Vermelhos ou Pragmáticos, em nossa escala de cores.

São pessoas que têm manifestado medo de se expôr, de expressar sentimentos, o que acaba levando a dificuldades de comunicação de maneira clara e falta de empatia, de saber ouvir e perguntar mais.

A importância da liderança em um cenário de conflito geracional

Considerando que boa parte das empresas convive hoje com um ambiente multigeracional — jovens da Geração Z e millennials dividindo espaço e tarefas com profissionais da Geração X e veteranos, criados com outros valores — a capacidade de compreender e se comunicar bem entre todas elas é cada vez mais exigida dos líderes. Diferentes dos “chefes”, líderes bem sucedidos são aqueles capaz de gerir  pessoas conseguindo extrair o melhor de cada membro da equipe, reconhecendo suas aptidões e aplicando-as de maneira efetiva na divisão de tarefas.

Pesquisa feita pela Amcham Brasil mostra que 75% das empresas do país enfrentam problemas relacionados aos conflitos de gerações no ambiente de trabalho. Mais surpreendente disso tudo é que, conforme a mesma pesquisa, 70% das empresas ainda não realizam ações para facilitar essa integração entre diferentes gerações. Ou seja, uma comunicação que já é falha se torna ainda mais insustentável, já que cada geração por viver em períodos históricos, culturais e sociais diferentes possui formas diferentes de se expressar.

Os mais jovens, por exemplo, são adeptos de uma comunicação mais simplificada, objetiva, geralmente via internet, enquanto que os mais velhos são mais formais, gostam de marcar reuniões e eventos para debater assuntos relevantes ou ouvir feedbacks. Como ambos os perfis são essenciais para o bom funcionamento das empresas, cabe aos líderes trabalhar as diferenças, alinhar ideias e aproveitar os bons resultados.

Como se comunicar bem com todos os perfis de diferentes cores

Diferenças de perfis de comportamento ou de geração, no entanto, não devem servir como desculpa para não procurar se comunicar assertivamente com cada um, mesmo com as pessoas mais difíceis.

Nas aulas do Prof. Sachs da Rock Ensina, trabalhamos uma matriz com dicas de como se comunicar melhor com cada perfil de cor. A ideia por trás é compreender e respeitar as diferenças de cada perfil para então desenvolver as melhores abordagens com base na linguagem do outro, evitando más interpretações ou desentendimentos. Veja na tabela abaixo.

Matriz de Comunicação por Cores Rock Ensina

Para se comunicar melhor com o perfil Azul, dos racionais, metódicos, que valorizam fatos e dados, é preciso trazer à conversa informações de forma organizada, com planilhas e estatísticas.

Com as pessoas de perfil Amarelo, reflexivas e criativas, é importante debater cenários futuros, jogando luz sobre seus propósitos e tirando o foco dos detalhes.

Já para se comunicar melhor com o perfil Verde, dos afetivos, o ideal é tornar o ambiente mais informal trazendo conversas do dia a dia, atentando-se ao modo com que os feedbacks são dados. Comece pelos elogios e depois venha com as críticas.

Por fim, se a sua conversa é com profissionais de perfil Vermelho, os pragmáticos, o melhor é ir direto ao ponto. Ou seja, comunicar-se de forma objetiva e rápida sobre as ações que estão sendo realizadas, tendo como foco seus resultados futuros.

Aplicativos que podem ajudar na comunicação interna das empresas

Além de compreender, respeitar e adequar sua comunicação com cada perfil de cor, é também recomendado usar algumas ferramentas que ajudam a deixar todos na mesma página e evitar ruídos desnecessários nas mensagens. Confira a seguir algumas delas:

  1. Google Agenda – com um bom compartilhamento de agenda é possível dividir com a equipe metas e tarefas, organizar eventos, criar lembretes e convidar para reuniões.
  2. Google Drive – com um espaço de armazenamento na nuvem é possível dividir planilhas, apresentações e documentos com a equipe.
  3. Trello – Sua disposição visual oferece um rápido panorama da situação atual do seu projeto, empresa ou objetivo.
  4. Evernote – Plataforma ideal para anotações de trabalho, com opções de compartilhamento fácil, criação de listas e digitalização de documentos.
  5. Monday – Plataforma para gestão de tarefas, com acompanhamento de projetos, prazos e colaboração da equipe.
  6. Google Forms – Ferramenta de formulários para ouvir os feedbacks dos colaboradores. É possível com ele criar formatos de resposta por múltipla escolha ou abertas.
  7. Google Meet – Plataforma para videoconferências.

Foto do post: Luis Molinero/Freepik

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