Índice

Compartilhar isto

Assine a Rock News!

Conteúdos sobre autoconhecimento! :)

O que o Teste das Cores revela sobre o mercado de trabalho em 2021

DataRock mostra crescimento do perfil Verde, mais preocupado com os afetos

Teste das Cores - 2021 foi ano do Verde no mercado de trabalho
Daniele Ricci
Compartilhar isto

A preocupação com os afetos está em ascensão em um mundo cada vez mais isolado pela pandemia da Covid-19. Trata-se de uma sensação que incide, inclusive, no mundo do trabalho. Essa tendência fica clara quando analisamos os dados do DataRock, banco de dados criado a partir das informações dos mais de 11 mil Testes das Cores realizados por alunos e clientes da Rock Ensina durante o ano de 2021.

A principal conclusão desse levantamento é que os testes com predominância da cor Verde, ou seja, de pessoas com perfis ligados a afetos e relacionamentos, foram os que tiveram maior crescimento ao longo do ano.

Teste das Cores: Qual é a cor que te define?

O Teste das Cores da Rock Ensina é uma ferramenta prática, lúdica e acessível para trabalhar o autoconhecimento, identificando pontos fortes e a desenvolver dos profissionais. Os resultados são apresentados em quatro cores, que indicam com quais perfiis de comportamentos a pessoa mais está associada no momento em que faz o teste.

São elas:

  • Amarelo: Criatividade e Inteligência Emocional – pessoas mais reflexivas;
  • Azul: Gestão e Conhecimento – pessoas mais racionais;
  • Verde: Pessoas e Comunicação – pessoas mais afetivas;
  • Vermelho: Empreendedorismo em Ação – pessoas mais ativas.

As respostas refletem a autopercepção dos participantes do Teste das Cores, que pode ser realizado gratuitamente no site da Rock Ensina. Ao longo do tempo, pode haver mudanças nos resultados de um mesmo indivíduo, pois tudo depende de seus aprendizados, experiências e mudanças perceptivas frente aos contextos que vivencia.

A pesquisa Data Rock e as cores mais presentes em 2021

De maio a dezembro de 2021, 11.840 testes foram feitos por alunos e clientes da Rock Ensina.

Seguindo tendência já indicada no primeiro trimestre, a cor Verde foi a predominante nos testes realizados, mas de maio a dezembro apresentou um crescimento de 1,06%.

O perfil de cor predominante Azul ficou em segundo lugar, mas apresentou redução de 1,15% em relação aos testes realizados no primeiro trimestre. Amarelo veio em terceiro lugar, com crescimento de 0,45%, e o Vermelho fecha a lista como perfil menos presente nos participantes do teste, e redução de 0,45% em relação ao início do ano.

Para o Prof. Roberto Sachs, fundador e CEO da Rock Ensina, o crescimento do Verde reflete bem o momento que vivemos em mais um ano de isolamento social e trabalho remoto por conta da pandemia de Covid-19.

“O Teste das Cores nos revela perfis de comportamento. Analisando 2021, percebemos que houve uma predominância de preocupação com Pessoas e Comunicação. O que significa atenção aos relacionamentos e à comunicação, dois elementos que fomos obrigados a exercer em uma época difícil, pressionados pelo contexto, como o isolamento, o trabalho em home office e a mistura de vida particular e profissional.”

Já a diminuição do Azul propõe uma reflexão sobre como a adaptação forçada ao trabalho à distância e a imprevisibilidade dos meses de pandemia têm afetado aquelas pessoas com perfil mais apegado à organização e ao controle. Os perfis com maior pontuação de azul são justamente os que mais tendem a sofrer com crises de ansiedade e burnout, e em momentos como esse precisam desenvolver Inteligência Emocional e Antifragilidade, justamente as habilidades mais presentes nas cores Amarela e Vermelha, respectivamente.

Teste das Cores - resultados de 2021 - Rock Ensina

O que os resultados do Teste das Cores sugerem para 2022

Os casos de burnout aumentaram nos últimos dois anos devido a uma realidade de profissionais estressados com a insegurança e a precarização do trabalho, sobrecarregados com as atividades diárias, com as finanças e com a saúde mental e física frágeis.

Independentemente do seu cansaço e desejo de que as coisas sejam mais simples, que voltem a ser como eram, é impossível ignorar algo como a importância das relações humanas.

O campo do afeto se consolidou, mas ainda há muito a ser desenvolvido. “Neste aspecto de Pessoas e Comunicação, o trabalho em equipe, a comunicação assertiva e a Inteligência Emocional são áreas essenciais que precisam ser melhoradas, pois existe essa demanda social. As empresas devem estar sensíveis a esta necessidade para melhorarem a gestão”, analisa Sachs.

Na outra ponta, é necessário também trabalhar onde existe escassez, na nossa dificuldade de colocar os planos em ação. Sendo assim, 2022 chegará com muitas novas perspectivas de desenvolvimento, convidando gestores a trabalharem a partir de uma visão mais humana.

Saiba como trabalhar seu perfil na Rock Ensina

Após realizar o Teste das Cores para você e seus colaboradores, identificando pontos fortes e eventuais fragilidades, a Rock Ensina oferece um pacote de treinamentos chamado de Trilha das Cores. Em cada módulo, serão trabalhadas habilidades específicas relacionadas às cores.

  • Na Trilha Azul você aprende a cuidar do seu tempo, dinheiro e paciência;
  • Na Trilha Verde, o foco é a comunicação e o relacionamento com o multiverso geracional X, Y, Z, BB e Vets;
  • Na Trilha Amarela, uma para pensar o futuro e para melhorar sua Inteligência Emocional;
  • Na Trilha Vermelha, você aprende a tomar decisões e trabalhar a coragem e a autoestima.

A Rock Ensina abre todas essas trilhas para apoiar diferentes profissionais nos seus projetos e desafios da carreira e da vida pessoal, contribuindo com o desenvolvimento de diversos tipos de habilidades. Além dos cursos, ainda é possível buscar por mentorias, diretamente com o Prof. Roberto Sachs.

Estamos empenhados em fazer de 2022 um ano com mais autoconhecimento e desenvolvimento de qualidades que possam gerar bons frutos para todos, empresas, gestores, colaboradores, funcionários e clientes.