Compartilhar isto

Assine a Rock News!

Conteúdos sobre autoconhecimento! :)

Os 8 traços dos profissionais de sucesso

Os 8 traços dos profissionais de sucesso
Helena Sachs
Compartilhar isto

Em seu livro “8 Traços que as Pessoas de Sucesso Têm em Comum”, o consultor canadense Richard St. John mostra o que aprendeu durante quase uma década conhecendo e conversando com executivos bem-sucedidos, como Bill Gates e Richard Branson. Na obra, que comentamos abaixo, ele lista 8 traços dos profissionais de sucesso. Confira a seguir.

O que significa ser bem-sucedido?

Em primeiro lugar, é preciso reforçar que o sucesso não está ligado a quanto você tem na sua conta bancária, mas à realização pessoal. Em outras palavras, pessoas de sucesso são aquelas com um propósito bem definido, que se conecta com o seu interior e emana sentido em suas vidas.

Logo, os traços dos profissionais de sucesso estão diretamente relacionados à felicidade. Mesmo diante das dificuldades e incertezas, é possível manter a leveza se você tiver objetivos bem definidos.

Os 8 Traços dos Profissionais de Sucesso de Richard St. John

Ilustração: © Os 8 Traços dos Profissionais de Sucesso de Richard St. John

O estudo

Inesperadamente reconhecido em um voo, por uma adolescente, como uma pessoa de sucesso, Richard St. John foi indagado acerca dos traços que estariam presentes em pessoas bem-sucedidas. Obteve tal resposta após sete anos de pesquisas e entrevistas com mais de 500 pessoas, as quais tinham destaque em suas diversas profissões.

Como consequência, Richard criou os 8 traços dos profissionais de sucesso, tema que foi pauta da masterclass ao vivo do professor Roberto Sachs, no dia 4 de novembro de 2020 — assista à masterclass no fim deste post —, e está totalmente interligado com a Rock Ensina, que oferece em seus cursos e mentorias um direcionamento ao autoconhecimento profissional, tendo como foco uma educação continuada que visa fortalecer competências, proporcionando uma diversidade de repertórios para formar profissionais completos.

Os 8 traços dos profissionais de sucesso

1. Paixão

Interligada à cor vermelha Rock Ensina

Denominada como o combustível para realização individual, a paixão é consequência de fazer o que gosta e o que traz sentido para vida, está ligada muito mais a fatores comportamentais do que técnicos e se relaciona com um propósito bem definido de vida. Diante disso, se conclui que desejos pessoais interligados com desejos do mercado é o que torna as pessoas bem-sucedidas.

2. Trabalho

Interligada à cor vermelha Rock Ensina

De acordo com o professor Roberto Sachs, quanto mais trabalho, mais sorte temos, e essa é a causa para o fortalecimento das nossas habilidades, já que a repetição, conjuntamente com a disciplina, provoca um maior aperfeiçoamento. Quando juntamos o trabalho duro com o primeiro traço, a paixão, esse não se torna um fardo, possibilitando então um prazer demasiado em fazer o que deve ser feito, cada dia mais.

3. Foco

Interligada à cor azul Rock Ensina

Ter um campo focal mais restrito, em um mundo que nos injeta informações e distrações a todo segundo, é característica de pessoas mais racionais que separam seu tempo unicamente para persistir naquilo que elas selecionam como relevantes para o momento. Ou seja, as prioridades devem ser elencadas, pois se deve ter em mente que escolhas e renúncias devem ser feitas, até mesmo para evitar um burnout, doença que é causada por uma exaustão física e emocional decorrente do trabalho.

Dessa forma, pessoas muito dispersas acabam fazendo planejamentos extensos e são vistas em uma posição de perda total de foco, com isso há um gasto de energia mental muito maior comparado às pessoas que não são multifocais, e o cansaço se torna uma chave essencial para a improdutividade.

4. Firmeza

Interligada à cor vermelha Rock Ensina

Para ter sucesso é necessário ter resiliência, ou seja, aguentar o impacto das pressões externas se adaptando mais facilmente a elas. Para isso é necessário ter firmeza nas escolhas, fazendo-as sem olhar para trás, e força interior, que é a base para um fortalecimento posterior.

Pode-se afirmar com esse estudo que as habilidades comportamentais estão em alta, superando até as habilidades técnicas, pois o mundo exige cada vez mais do equilíbrio emocional das pessoas, necessário para que haja uma superação racional das adversidades, as quais são inevitáveis e inesperadas.

5. Ideias

Interligada à cor amarela Rock Ensina

É de extrema importância a capacidade de gerar ideias, consequência notável da curiosidade incessante e da diversidade de repertórios que facilitam o desenvolvimento do processo criativo. Para saber mais acerca de como se tornar mais criativo acesse aqui nosso post especial sobre o assunto.

6. Aperfeiçoar

Interligado às cores azul e amarela Rock Ensina

O aperfeiçoamento se relaciona aos estudos, treino de novas habilidades, cursos, para que haja uma melhora significativa no âmbito de nosso trabalho. Para atingi-lo é necessário buscar o conhecimento, o qual está relacionado à trilha azul Rock Ensina, e é consequência da busca de informações confiáveis e de muito treino e repetição.

Além disso, por outro lado, se exige ainda as competências da trilha amarela Rock Ensina, pois para desenvolver novas habilidades é necessário ter uma mente aberta, ou seja, se libertar das crenças limitantes que impedem um caminho para um novo aprendizado.

7. Servir

Interligado à cor verde Rock Ensina

O ato solidário de fazer ou servir ao próximo sem esperar nada em troca, acarretando uma conexão entre as pessoas, ou seja, pontes são construídas e consequentemente as redes de contato se ampliam fazendo com que mais pessoas se aproximem trazendo consigo boas intenções e emanando energias positivas.

8. Persistir

Interligada à cor vermelha Rock Ensina

Para que o foco daquilo que se almeja seja cada vez maior é necessário de ter mais persistência, ou seja, o foco e a persistência são diretamente proporcionais. Diante disso, para se aumentar a persistência é necessário ter uma boa disciplina e um bom planejamento.

Além disso, o conceito de antifrágil, ligado a uma resiliência 2.0, e criado por pelo autor libanês Nassim Nicholas Taleb, deve ser aplicado na vida prática, já que consiste na aceitação das adversidades e na busca de aprendizados diante delas, tendo como consequência o ensinamento e o aumento da nossa força interior.

As 6 habilidades dos profissionais de sucesso

A conclusão do estudo é de que as 6 habilidades, que serão expostas a seguir, são consideradas como a razão para que se tenha os 8 traços dos profissionais de sucesso.

  1. Habilidades criativas
  2. Habilidades de gestão
  3. Habilidades tecnológicas
  4. Habilidades técnicas
  5. Habilidades analíticas
  6. Habilidades pessoais

A correlação com o teste das cores

Para descobrir quais dos 8 traços dos profissionais de sucesso já estão presentes em sua vida, faça o nosso Teste das Cores Rock Ensina (o teste é grátis). Caso o resultado predominante tenha sido a cor vermelha, há presença dos traços da paixão, do trabalho, da firmeza e da persistência. Já com relação à cor azul há a o foco e o aperfeiçoamento, este último também presente na predominância da cor amarela, juntament1e com as ideias. Por fim, a cor verde, que se conecta com o traço de servir.

Masterclass bônus

TED Talks “Os 8 segredos para o sucesso – Richard St. John”

TED Talks “Sucesso é uma jornada contínua – Richard St. John”