Os 8 traços dos profissionais de sucesso

Em seu livro “8 Traços que as Pessoas de Sucesso Têm em Comum”, o consultor canadense Richard St. John mostra o que aprendeu durante quase uma década conhecendo e conversando com executivos bem-sucedidos, como Bill Gates e Richard Branson. Na obra, que comentamos abaixo, ele lista 8 traços dos profissionais de sucesso. Confira a seguir.
Índice
O que significa ser bem-sucedido?
Em primeiro lugar, é preciso reforçar que o sucesso não está ligado a quanto você tem na sua conta bancária, mas à realização pessoal. Em outras palavras, pessoas de sucesso são aquelas com um propósito bem definido, que se conecta com o seu interior e emana sentido em suas vidas.
Logo, os traços dos profissionais de sucesso estão diretamente relacionados à felicidade. Mesmo diante das dificuldades e incertezas, é possível manter a leveza se você tiver objetivos bem definidos.

Ilustração: © Os 8 Traços dos Profissionais de Sucesso de Richard St. John
O estudo
Inesperadamente reconhecido em um voo, por uma adolescente, como uma pessoa de sucesso, Richard St. John foi indagado acerca dos traços que estariam presentes em pessoas bem-sucedidas. Obteve tal resposta após sete anos de pesquisas e entrevistas com mais de 500 pessoas, as quais tinham destaque em suas diversas profissões.
Como consequência, Richard criou os 8 traços dos profissionais de sucesso, tema que foi pauta da masterclass ao vivo do professor Roberto Sachs, no dia 4 de novembro de 2020 — assista à masterclass no fim deste post —, e está totalmente interligado com a Rock Ensina, que oferece em seus cursos e mentorias um direcionamento ao autoconhecimento profissional, tendo como foco uma educação continuada que visa fortalecer competências, proporcionando uma diversidade de repertórios para formar profissionais completos.
Os 8 traços dos profissionais de sucesso
1. Paixão
Interligada à cor vermelha Rock Ensina
Denominada como o combustível para realização individual, a paixão é consequência de fazer o que gosta e o que traz sentido para vida, está ligada muito mais a fatores comportamentais do que técnicos e se relaciona com um propósito bem definido de vida. Diante disso, se conclui que desejos pessoais interligados com desejos do mercado é o que torna as pessoas bem-sucedidas.
2. Trabalho
Interligada à cor vermelha Rock Ensina
De acordo com o professor Roberto Sachs, quanto mais trabalho, mais sorte temos, e essa é a causa para o fortalecimento das nossas habilidades, já que a repetição, conjuntamente com a disciplina, provoca um maior aperfeiçoamento. Quando juntamos o trabalho duro com o primeiro traço, a paixão, esse não se torna um fardo, possibilitando então um prazer demasiado em fazer o que deve ser feito, cada dia mais.
3. Foco
Interligada à cor azul Rock Ensina
Ter um campo focal mais restrito, em um mundo que nos injeta informações e distrações a todo segundo, é característica de pessoas mais racionais que separam seu tempo unicamente para persistir naquilo que elas selecionam como relevantes para o momento. Ou seja, as prioridades devem ser elencadas, pois se deve ter em mente que escolhas e renúncias devem ser feitas, até mesmo para evitar um burnout, doença que é causada por uma exaustão física e emocional decorrente do trabalho.
Dessa forma, pessoas muito dispersas acabam fazendo planejamentos extensos e são vistas em uma posição de perda total de foco, com isso há um gasto de energia mental muito maior comparado às pessoas que não são multifocais, e o cansaço se torna uma chave essencial para a improdutividade.
4. Firmeza
Interligada à cor vermelha Rock Ensina
Para ter sucesso é necessário ter resiliência, ou seja, aguentar o impacto das pressões externas se adaptando mais facilmente a elas. Para isso é necessário ter firmeza nas escolhas, fazendo-as sem olhar para trás, e força interior, que é a base para um fortalecimento posterior.
Pode-se afirmar com esse estudo que as habilidades comportamentais estão em alta, superando até as habilidades técnicas, pois o mundo exige cada vez mais do equilíbrio emocional das pessoas, necessário para que haja uma superação racional das adversidades, as quais são inevitáveis e inesperadas.
5. Ideias
Interligada à cor amarela Rock Ensina
É de extrema importância a capacidade de gerar ideias, consequência notável da curiosidade incessante e da diversidade de repertórios que facilitam o desenvolvimento do processo criativo. Para saber mais acerca de como se tornar mais criativo acesse aqui nosso post especial sobre o assunto.
6. Aperfeiçoar
Interligado às cores azul e amarela Rock Ensina
O aperfeiçoamento se relaciona aos estudos, treino de novas habilidades, cursos, para que haja uma melhora significativa no âmbito de nosso trabalho. Para atingi-lo é necessário buscar o conhecimento, o qual está relacionado à trilha azul Rock Ensina, e é consequência da busca de informações confiáveis e de muito treino e repetição.
Além disso, por outro lado, se exige ainda as competências da trilha amarela Rock Ensina, pois para desenvolver novas habilidades é necessário ter uma mente aberta, ou seja, se libertar das crenças limitantes que impedem um caminho para um novo aprendizado.
7. Servir
Interligado à cor verde Rock Ensina
O ato solidário de fazer ou servir ao próximo sem esperar nada em troca, acarretando uma conexão entre as pessoas, ou seja, pontes são construídas e consequentemente as redes de contato se ampliam fazendo com que mais pessoas se aproximem trazendo consigo boas intenções e emanando energias positivas.
8. Persistir
Interligada à cor vermelha Rock Ensina
Para que o foco daquilo que se almeja seja cada vez maior é necessário de ter mais persistência, ou seja, o foco e a persistência são diretamente proporcionais. Diante disso, para se aumentar a persistência é necessário ter uma boa disciplina e um bom planejamento.
Além disso, o conceito de antifrágil, ligado a uma resiliência 2.0, e criado por pelo autor libanês Nassim Nicholas Taleb, deve ser aplicado na vida prática, já que consiste na aceitação das adversidades e na busca de aprendizados diante delas, tendo como consequência o ensinamento e o aumento da nossa força interior.
As 6 habilidades dos profissionais de sucesso
A conclusão do estudo é de que as 6 habilidades, que serão expostas a seguir, são consideradas como a razão para que se tenha os 8 traços dos profissionais de sucesso.
- Habilidades criativas
- Habilidades de gestão
- Habilidades tecnológicas
- Habilidades técnicas
- Habilidades analíticas
- Habilidades pessoais
A correlação com o teste das cores
Para descobrir quais dos 8 traços dos profissionais de sucesso já estão presentes em sua vida, faça o nosso Teste das Cores Rock Ensina (o teste é grátis). Caso o resultado predominante tenha sido a cor vermelha, há presença dos traços da paixão, do trabalho, da firmeza e da persistência. Já com relação à cor azul há a o foco e o aperfeiçoamento, este último também presente na predominância da cor amarela, juntament1e com as ideias. Por fim, a cor verde, que se conecta com o traço de servir.
Masterclass bônus
TED Talks “Os 8 segredos para o sucesso – Richard St. John”
TED Talks “Sucesso é uma jornada contínua – Richard St. John”
Talvez também se interesse
Ouça o ABBA: gabar-se do seu sucesso não pega bem
O ABBA – lembra dele? – voltou às manchetes esta semana após divulgar…
3 de setembro de 2021Inteligência Emocional em tempos de pandemia
Um bate-papo com Marcelo Forlani, do Omelete, sobre Inteligência Emocional em Negócios Criativos,…
26 de março de 202110 powerskills para acelerar sua anticarreira
Neste post vamos falar sobre um conceito que está cada vez mais em…
15 de janeiro de 2021