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As 10 habilidades que não podem faltar no seu currículo

Habilidades para colocar no seu currículo
Helena Sachs
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Com a tendência de melhora da pandemia e a retomada de atividades presenciais, está mais do que na hora de se preocupar com o desenvolvimento de novas competências profissionais. Como diz o professor e CEO da Rock Ensina, Roberto Sachs, “não é suficiente ser, é preciso parecer ser”. Ou seja, ao mesmo tempo em que você deve investir tempo em se desenvolver, é preciso saber quais habilidades que não podem faltar no seu currículo.

Seja como documento ou no LinkedIn, seu currículo é a porta de entrada para qualquer emprego no mercado de trabalho. No artigo de hoje, vamos falar sobre as soft skills e hard skills que mais estão em alta no momento e que devem estar presentes na sua vida profissional.

A diferença entre competências e habilidades, soft skills e hard skills

Para início de conversa, é preciso compreender que há uma possível distinção entre competências e habilidades, ainda que muitas vezes elas apareçam como sinônimo, já que dizem respeito às capacidades profissionais responsáveis pelo desenvolvimento profissional.

Competências dizem respeito às qualidades que uma pessoa tem naturalmente para fazer alguma coisa. Ser boa em fazer cálculos ou então em ter facilidade com escrita. Já as habilidades são aquelas que podem ser desenvolvidas por qualquer um, por meio de treinamentos e especializações.

Na Rock Ensina, temos treinamentos específicos para desenvolver essas habilidades, mais especificamente as soft skills, que são habilidades socioemocionais, que possuem como grandes representações a criatividade, gestão do tempo e inteligência emocional.

Soft skills como estas estão cada vez mais em alta e com grande valor de mercado, já que as hard skills, que se referem as competências técnicas específicas, estão sendo ocupadas muitas vezes por robôs e inteligência artificial.

Agora que já entendeu a importância das soft skills, veja abaixo:

As principais habilidades para você colocar no seu currículo agora

1. Comunicação assertiva – Pessoas que sabem transmitir as suas ideias de forma clara e concisa são muito valorizadas nas empresas.

2. Trabalho em equipe – Trabalhar em conjunto com propósitos e metas em comum demonstra a facilidade de ser aberto à novas visões, aceitar críticas, saber escutar, ter empatia e delegar tarefas.

3. Flexibilidade – Compreender as adversidades e se moldar a partir delas de forma rápida demonstra grande facilidade para lidar com os imprevistos e contornar os momentos de crise.

4. Equilíbrio Emocional – Não adianta possuir diversas competências técnicas, mas não ter inteligência emocional para manter o foco em momentos de intensa pressão.

5. Iniciativa – Um funcionário que sai do comum e está sempre na busca de novos projetos ou ações, é muito valorizado pelas empresas. Não adianta ser uma pessoa criativa e inovadora se tudo fica no papel, a ação importa, e muito.

6. Entusiasmo – Estar alinhado com os propósitos da empresa que você trabalha é vestir a camisa. O brilho nos olhos e a vontade de fazer a diferença é um ponto muito valorizado pelos recrutadores.

7. Capacidade de liderança – Envolver e motivar as pessoas a atingir metas não é só para os que ocupam cargos de gestão. Pessoas que são exemplos em suas atitudes, inclusive formas nas formas de se relacionar, se destacam.

8. Pensamento crítico – A análise de cenário e a busca de soluções que ajudam as empresas a superar desafios fazem a diferença. Conhecer mais sobre o mercado e os nichos de concorrência é importante também.

9. Comprometimento – Ter responsabilidade com as necessidades exigidas pela empresa é requisito indispensável para se manter ativo no mercado de trabalho.

10. Autoconfiança – Ela é consequência da busca pelo autoconhecimento, já que com isso é possível ter uma noção ampla de onde se quer chegar, dos objetivos, metas e caminhos a serem traçados.

Nunca pare de aprender

De acordo com o Linkedin, as hard skills são definidas como “específicas, ensináveis, que podem ser definidas e medidas, como digitar, escrever, matemática, ler e a habilidade de usar programas de software’’. Já as soft skills são definidas como “menos palpáveis, mais difíceis de quantificar, como etiqueta, facilidade em se relacionar bem com outras pessoas, ouvir, se engajar em conversa fiada”.

Por mais que seja uma boa ideia dar atenção maior para as soft skills no momento, não deixe de lado totalmente as hard skills, que também são importantes para a formação individual e capacitação técnica.

Continuar aprendendo é essencial para se manter ativo e se destacar no mercado de trabalho. De acordo com o relatório Future of Jobs de 2020, até 2025, metade de todos os trabalhadores do mundo terá que se requalificar.

Por isso, não esqueça de conferir os nossos cursos e treinamentos e desenvolver as habilidades mais requisitadas do momento. Só não se esqueça que além da capacitação é também necessário montar um currículo de ponta com destaque nas habilidades que estão em alta.

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