Entrevista de emprego: como contratar melhor
Foto: Cytonn Photography
Contratar as melhores pessoas para a sua empresa não é tarefa fácil. É preciso tomar alguns cuidados na entrevista de emprego para fugir de armadilhas que podem gerar frustração no futuro. Antes de tudo, porém, é importante avaliar como estão as suas lideranças. Falhas internas em gestão de pessoas e comunicação, além da falta de cuidado no pós-contratação, podem apagar talentos dos times e prejudicar diretamente os resultados da sua empresa.
No artigo a seguir, damos dicas de como se preparar para entrevistar candidatos e formar times de alta performance.
Índice
A sua empresa possui chefes ou líderes?
Liderar uma equipe é uma das tarefas mais complicadas nas empresas. Em primeiro lugar, é necessário entender a diferença entre chefes e líderes.
Chefes são geralmente menos treinados em habilidades de gestão de pessoas e por isso costumam ser mais focados em números e resultados, deixando de lado o aspecto humano de suas equipes. Chefes mandam e esperam ser obedecidos.
Já os líderes são aqueles que não se preocupam em exercer sua autoridade de cima para baixo. Líderes costumam tomar decisões democráticas, são abertos a negociar, sabem delegar tarefas e mantêm uma comunicação transparente com suas equipes.
Os custos invisíveis decorrentes de uma má gestão de pessoas com frequência levam a falhas de comunicação, conflitos geracionais, ansiedade, falta de atenção e baixo engajamento dos times.
Pessoas engajadas, com propósitos em comum, produzem muito mais e acabam se destacando nas empresas. Por outro lado, a falta de bons líderes, capazes de promover uma boa gestão de pessoas, leva ao apagamento de talentos e desmotivação.
Portanto, antes de partir para novas contratações, é importante avaliar as características de suas lideranças.
O que levar em conta ao preparar a entrevista de emprego
Com a questão da liderança resolvida, é o momento de avançar para a entrevista de emprego de novas posições.
O primeiro passo é identificar quais são as funções a serem preenchidas na equipe. Escreva um job description, ou descrição de vaga, e defina questões como: que atividades o candidato irá desempenhar? Ter exercido cargos similares anteriormente é essencial? A faculdade deve já ter sido concluída? É desejável algum curso de especialização?
Com esses dados já estabelecidos, a triagem inicial dos currículos fica muito mais fácil.
Além disso, defina se você está precisando de um estagiário, de um trainee ou de um funcionário mais experiente. Para funcionários regulares o que deve contar mais são suas habilidades técnicas e experiência anterior. No caso dos estagiários e trainees, vale a pena atentar para as atitudes e conhecimentos gerais do candidato.
A escolha do perfil de pessoa para preencher a vaga terá influência direta nas funções que ela irá exercer, bem como carga horária e salário.
Antes de realizar a entrevista de emprego com os candidatos, pense bem nas perguntas que irá fazer e prepare um roteiro. Faça anotações das respostas e estabeleça um critério de notas para cada uma das respostas.
Ter esse cuidado evita que você se perca na hora de comparar o desempenho de todos os candidatos a uma mesma posição.
7 dicas para uma entrevista de emprego bem-sucedida
Uma vez definidos os perfis dos candidatos desejados é hora de partir para as entrevistas de emprego. Veja a seguir algumas dicas para levar em consideração na hora de selecionar currículos e entrevistar candidatos para as vagas:
- Comece analisando os itens eliminatórios. Se é fundamental ter experiência de cinco anos em cargo similar, quem não atende a este requisito já sai logo de cara do processo de seleção. Em seguida, analise o segundo item que você definiu como sendo o mais importante. E assim sucessivamente.
- Observe a estética do currículo. Documentos objetivos, de no máximo duas páginas, indicam capacidade de organização e concisão. Currículos com muitos detalhes, imagens e cores podem enganar.
- Atente para o bom uso da língua portuguesa. Currículos com erros de português indicam que o candidato sequer se deu ao trabalho de fazer uma revisão.
- Faça pré-entrevistas com os candidatos por telefone. Quem titubeia demais ao responder a perguntas objetivas pode estar inventando dados. Chame para a próxima etapa da seleção os que tiveram desempenho satisfatório.
- Peça ao candidato que descreva situações difíceis vividas em experiências anteriores de trabalho. Saber como ele se saiu em situações de pressão é importante para entender como ele vai lidar com as novas responsabilidades que irá assumir na sua empresa.
- Explique objetivamente as atribuições da vaga para a qual está contratando. Isso evita mal-entendidos e quebra de expectativas que podem frustrar a contratação no futuro.
- Peça referências e, se possível, converse com empregadores anteriores. Telefonar ou trocar e-mails com departamentos de RH ou gestores anteriores do candidato traz mais segurança à contratação e pode trazer à tona questões importantes que não foram mencionadas no processo de entrevistas.
Contratei. E agora?
Não pense que depois da contratação acabou o investimento de tempo no capital humano. Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, a parte de contratar é simples quando comparada ao trabalho pós-contratação.
Quando um novo funcionário entra para o time é hora de apostar as fichas no seu potencial. Por isso, cursos e treinamentos se tornam essenciais nesse momento.
Se, por exemplo, o cargo ocupado é o de vendas, é importante qualificar o funcionário para que consiga vender mais e melhor, buscando sempre priorizar o bom atendimento ao cliente.
Ajude-o a desenvolver habilidades de autoconhecimento, fazendo com que compreenda os seus pontos fortes e a melhorar.
Quando sabemos no que somos bons de verdade, conseguimos realizar e delegar tarefas com mais qualidade e eficiência.
Além disso é importante encarar os pontos fracos de frente para evitar surpresas e desenhar estratégias para o convívio diário e situações difíceis.
Isso faz com que a comunicação flua melhor entre os colaboradores, já que há a compreensão que todas as pessoas são diferentes e possuem um modo único de lidar com as coisas.
No final das contas, por mais que haja um propósito em comum à empresa, um time é formado por diversidade e cada colaborador tem papel importante e insubstituível nessa jornada.
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