Compartilhar isto

Assine a Rock News!

Conteúdos sobre autoconhecimento! :)

Autoconfiança e Negociação – Ensinamentos que a série Suits traz sobre a vida e os negócios

Autoconfiança e Negociação - Ensinamentos que a série Suits traz sobre a vida e os negócios
Simone Esteves
Compartilhar isto

Racionalidade na hora de negociar e resolver problemas, além de ter sucesso profissional e manter qualidade de vida, são objetivos que as pessoas almejam.

Como dizia Harvey Specter, da famosa série Suits: “A vida é isso. Eu gosto disso.

Grandes negociadores são assertivos na negociação, são confiantes e não demonstram incertezas. Além disso, necessitam de um grau elevado de inteligência emocional, aprendem a se colocar no lugar do outro, a ter controle máximo sobre suas tolerâncias e frustrações, comunicação e sabem quando persistir ou desistir.

A vida é uma grande negociação. Negociamos com outras pessoas e negociamos a todo momento com nós mesmos, nossas expectativas e nossa realidade.

Há diferentes maneiras de desenvolvimento pessoal e profissional para esses temas, das mais simples as mais complexas. Será que existe um comportamento ou mentalidade ideal para conquistar sucesso, ser racional e ainda usufruir da vida que merecemos? Na verdade, não existe uma resposta simples ou mágica.

O sucesso por trás do comportamento de Harvey Specter, um exímio negociador

Suits é uma série americana criada e escrita por Aaron Korsh. Estreou em 2011 e teve seu episódio final em 2019. Atualmente ainda é uma série de sucesso na Netflix narrando dramas jurídicos de advogados de sucesso, na cidade de Manhattan, NY.

Além de ser um ótimo entretenimento, a série pode ensinar muito sobre o mundo dos negócios e nosso comportamento diante dos desafios que a vida proporciona.

Vencedores sempre querem vencer de novo”. Harvey Specter, um dos advogados principais e grande negociador da série, é muitas vezes considerado uma pessoa arrogante, egocêntrico, ambicioso e que não gosta de perder.

No decorrer dos episódios ele nos mostra uma pessoa de carisma, persuasiva e que, saber controlar seus sentimentos e emoções diante de seus traumas de infância, foram fundamentais para o seu sucesso.

Acontece que os resultados que Harvey Specter atinge não são sorte e nem uma inteligência fora da média. Quem conhece o personagem sabe que existe muitos princípios, estratégias e técnicas por trás de cada negociação.

Por muitas vezes, nos negócios e na vida, consideramos que o nosso sucesso é condicionado a sorte ou as oportunidades que aparecem, porém, como diz Harvey: “Vencedores não criam desculpas” e é preciso correr riscos.

Uma negociação requer riscos. As escolhas que fazemos na vida e que determinam nosso caminho também requer riscos: “Você viverá uma vida monótona e entediante se não correr riscos!

Outro fato sobre os negócios e uma das frases da série que faz refletir sobre autoconfiança é: “A primeira impressão é a que fica. Se começar o jogo perdendo, nunca vai sair ganhando.” A forma que uma negociação é iniciada e a postura apresentada é que define o sucesso da conversa, independentemente de o resultado ser positivo ou negativo naquele momento.

Se levarmos essa frase para a vida percebemos o quanto as pessoas podem ser limitadas ou até desmotivadas quando não confiam em si mesmo. Autoconfiança não é só sobre estar preparado e ter muito conhecimento, é sobre olhar para dentro de si e sentir-se merecedor.

Para os momentos e negociações difíceis: “Mantenha a compostura, não importa o quão difícil esteja a situação”. Já ouviu falar que é a importância que damos ao problema que faz ele se transformar gigante ou pequeno? Sim, é sobre inteligência emocional. Não são todos os momentos que usar das emoções é benéfico para os negócios ou batalhas da vida, para tudo há um equilíbrio. Principalmente para os negócios, é importante não personalizar as situações: “Não é nada pessoal, são apenas negócios”.

Suits também é composta de outros personagens marcantes como Jessica Pearson, Mike Ross, Donna Paulsen, Louis Litt e Rachel Zane. Todos apresentam como base alguns pontos importantes sobre as negociações e autoconfiança:

  • Conheça quem está do outro lado da mesa: A parte mais importante da negociação é saber o que a pessoa deseja
  • Tenha sempre um plano B: Caso seja colocado contra parede, a chance de ser pego desprevenido é menor
  • Afirme a sua personalidade: O mundo vê você como você vê a si mesmo
  • Aparência importa: A primeira impressão importa muito
  • Cerque-se de pessoas inteligentes: Montar uma boa equipe pode determinar o sucesso das atividades
  • Não deixe que as pessoas duvidem da sua capacidade: Trabalhe, adquira conhecimento, tenha atitude e acredite em você
  • Foque na solução: Existe milhares de alternativas para a resolução de um problema e cabe a você decidir qual é a melhor
  • No final, tudo dá certo: Se não der certo, você saberá se adaptar

Seja na vida ou nos negócios, precisamos entender que o caminho do sucesso não é uma linha reta e conquistar o nosso espaço é fruto de muito trabalho, um passo de cada vez e constância: “Quando você é novo, trabalhe como se fosse o dono da empresa. Dois anos depois ninguém vai ligar quando chegar ou sair. Tudo o que vai importar para eles é quem você terá se tornado”.

10 frases de Harvey Specter para te ajudar na vida e nos negócios:

  1. “Essa é a diferença entre mim e você. Você quer perder pouco e eu quero ganhar muito”
  2. “Você sempre tem uma escolha”
  3. “Nunca julgue um homem até estar no lugar dele”
  4. “Não aumente seu tom de voz. Melhore o seu argumento”
  5. “Ajuste sua estratégia com base na observação das reações emocionais das pessoas”
  6. “Nunca destrua alguém em público quando você pode ter o mesmo resultado em privado”
  7. “Só porque você é um novato não significa que você precisa pensar como um”
  8. “Pensa que eu não me achava mais inteligente que meu antigo patrão? E eu era, mas esperei a minha vez”
  9. “Eu não tenho sonhos, eu tenho objetivos”
  10. “Desculpas não vencem campeonatos”