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O melhor marketing é dizer a verdade

Melhor marketing é dizer a verdade e ser autêntico
Helena Sachs
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Quem acompanha o mundo do marketing sabe que palavras da moda vão e vêm: Inbound Marketing, Marketing Digital, Marketing 4.0, Marketing de Influência, Social Marketing etc. Seja qual for a bola da vez, uma coisa raramente muda: dizer a verdade sobre seu produto ou serviço é sempre a melhor forma de marketing.

Em tempos de redes sociais, quando os consumidores passam a ter voz ativa na construção (ou na desconstrução) das marcas, ser autêntico e transparente deixa de ser uma opção para se tornar obrigatório. Chamamos isso de Marketing da Verdade.

Praticar o Marketing da Verdade, entre outras coisas, é ser coerente sobre os valores e propósito da sua marca, que por identificação também serão os mesmos da comunidade que compra o seu produto ou serviço. É ser generoso na intenção de ajudar o seu cliente a resolver seus problemas e muitas vezes entregar o que você tem de melhor de conhecimento sem pedir nada em troca.

Se você empreende na internet e adota estratégias de marketing digital e de conteúdo, precisa ter ainda mais consciência disso. Proporcionar, de forma gratuita, conteúdos relacionados ao seu nicho, faz com que as pessoas sintam a sua verdade e apoiem ainda mais o seu trabalho.

Quer vender mais? Faça como Ned Flanders

Em um TED Talks publicado na internet, o expert em marketing digital Ícaro de Carvalho sugere aos empreendedores que queiram vender mais que atuem como Ned Flanders. Sim, o vizinho certinho de Os Simpsons, que faça sol ou faça chuva, está sempre pronto a ajudar.

Agir como Flanders, portanto, é lembra-se que toda vez que um cliente novo aparecer na sua loja ou visitar suas páginas na internet, você deve recebê-lo com uma torta, um bônus, um mimo qualquer que funcione como um convite para que ele chegue mais e conheça o que você tem de melhor a oferecer.

Flanders também é o sujeito que se oferece para cortar a grama do vizinho. Ou seja, é prestativo, trabalha para você. Da mesma forma que uma marca tem de se posicionar para o lead ou potencial cliente: precisa mostrar como a solução que está sendo vendida pode ser útil para ele.

Por fim, Flanders é também essencialmente bom, amigável. Exatamente como seu negócio e seus colaboradores precisam ser para que os clientes se sintam bem atendidos e queiram passar por aquela experiência novamente muitas outras vezes. “Servimos bem para servir sempre”, a velha sabedoria das padarias!

Para Ícaro de Carvalho tudo isso deve ser feito de maneira gratuita, por generosidade, sem esperar nada — de imediato — em troca. “Nos dias de hoje, as pessoas não pagam mais por informação, mas sim por suporte, direção e organização”, resume ele no vídeo do TED Talks.

Em outras palavras, não deixe de oferecer sempre o melhor que você tem para o seu cliente, mesmo que signifique oferecer amostras do seu produto ou serviço de graça. Se eles se identificarem com a sua verdade, certamente voltarão outras vezes e irão chamá-lo para resolver problemas específicos por saberem que você tem a autoridade e a melhor experiência para isso.

Como adotar o Marketing da Verdade na prática

Se você possui uma loja de roupas, por exemplo, pode dar dicas de looks, de tendências da moda ou então mostrar truques de como reutilizar algumas peças de forma diferente. A sua venda vai ser a consequência de um trabalho orgânico com esse público.

Mostrar os bastidores do seu negócio, revelar o dia a dia de empreender sem idealização e proporcionar dicas valiosas para seu cliente fazer a melhor compra também são exemplos desse tipo de marketing.

Em live realizada com o Prof. Roberto Sachs da Rock Ensina, Evandro Rodrigues, da concessionária Criscar, comentou como usa as redes sociais da marca para ajudar seus clientes a identificar imperfeições na lataria resultantes de consertos mal executados, que muitas vezes passam despercebidos de quem vai comprar um carro usado.

De maneira mais informal, através de dicas úteis e histórias verdadeiras, constrói-se a identificação com os seguidores da página da marca, que se sentem mais seguros para fazer negócios com a empresa no futuro.

De acordo com Elon Musk, fundador da Tesla, Inc., é preciso entender que vivemos num coletivo mundial. Para uma marca, qualquer que seja o seu tamanho, ser individualista e agir sem pensar no comunitário são comportamentos fadados ao fracasso.

O Marketing da Verdade aponta para um futuro mais humano no fazer negócios.

6 pilares para o Marketing da Verdade

  • Defina o seu nicho. Qual é o segmento de mercado em que você atua e com qual comunidade você dialoga
  • Defina da sua persona. Quem são os clientes ideais do seu produto ou serviço e quais são seus hábitos, desejos e necessidades
  • Defina o seu público-alvo. Quais são as características demográficas, geográficas, comportamentais e psicográficas (estilo de vida)
  • Crie de conteúdos úteis e informativos. Que informações e sabedorias você possui, dentro do seu nicho, que podem ser compartilhadas para educar e engajar seus público-alvo
  • Gere conexão sólida com a sua comunidade. De que maneira você comunica os valores da sua marca e como eles se conectam aos do seu público-alvo
  • Identificação do público com o propósito da marca. Como seu público valoriza o seu propósito e se torna um advogado da sua marca, produto ou serviço

A valorização da imperfeição e realidade das coisas

Como vimos, para criar um vínculo cada vez mais forte com o seu público através do Marketing da Verdade é preciso ser cada vez mais verdadeiro e transparente.

As pessoas já não aguentam mais lidar com a falsa idealização da vida maquiada por alguns influenciadores nas redes sociais. É por isso que o que dá mais audiência é a realidade.

Mostrar o dia a dia, os perrengues que todo negócio passa, as madrugadas trabalhadas, tudo que está por trás daquilo que as pessoas veem como sucesso, é uma estratégia para caminhar na onda do Marketing da Verdade.

Isso cria um vínculo de uma comunidade mais real, que vai gerar mais engajamento e interação, por fazer com que as pessoas se sintam mais próximas e representadas.