Índice

Compartilhar isto

Assine a Rock News!

Conteúdos sobre autoconhecimento! :)

10 powerskills para acelerar sua anticarreira

Anticarreira
Helena Sachs
Compartilhar isto

Neste post vamos falar sobre um conceito que está cada vez mais em alta, e que vira de ponta-cabeça a estabilidade dos profissionais inseridos no mercado de trabalho, o famoso anticarreira.

A escola de negócios Rock Ensina nasceu imergida com ideais do conceito de anticarreira, tal qual, por consequência das mudanças de mercado, extinguiu a idealização por carreiras sólidas e estáveis. Diante disso, o nosso propósito é proporcionar o desenvolvimento de novas skills aos profissionais, mediante diversidade de repertórios e busca pelo autoconhecimento, para que estejam prontos para se destacar em meio a tamanha instabilidade.

Em direção a isso, vamos proporcionar 10 powerskills para acelerar o processo de anticarreira que já vem se fortalecendo há um tempo no mercado, e nos traz a conclusão de que é necessário ter a mente aberta para estar pronto para novos aprendizados e conceitos. Esse tema foi pauta da Masterclass do professor Roberto Sachs e da empresária Marcela Margato, no dia 25 de novembro de 2020 — assista à masterclass no fim deste post.

O repertório é a sustentação

Para sobreviver de forma leve a todas as mudanças que vem ocorrendo no mercado de trabalho, o primordial é ter repertório, ou seja, ir atrás do conhecimento e da qualificação de ponta. Só assim temos chance de encontrar nosso espaço em um mercado que se mostra cada vez mais saturado e instável.

O próprio significado da palavra ‘‘rock’’, em referência à Rock Ensina, vem de rocha, de fortaleza, que nada mais é do que possuir uma diversidade de repertórios os quais preenchem nossa força interior, já que o conhecimento é uma das poucas coisas que ninguém consegue tirar de nós mesmos, além de ser considerado o diferencial dos profissionais que se destacam nos dias de hoje.

Para proporcionar esse conhecimento, a Rock Ensina conta com o seu multiverso, composto pelos Rockstars, que vão de Aristóteles a Zelda, ou seja, proporcionam uma amplitude de ensinamentos nos variados campos de ensino, nos livros, no mundo da música, nos games, na academia, na biologia, entre outros, já que a referência vai estar cada vez mais presente em todos os lugares, na era de anticarreira.

O manifesto Rock Ensina

O termo ‘‘Rocker do Brasil real’’ surgiu após a longa jornada do professor Roberto Sachs nos treinamentos e aulas, o que o possibilitou de ter um contato próximo com mais de cinco mil pessoas e, com isso, concluir que a luta das empresas e dos alunos da faculdade tinham sua essência no Brasil real, ou seja, eram reflexos de pessoas muito trabalhadoras, disciplinadas, que não terceirizam suas dores, demonstrando que a virtude é silenciosa e que a trajetória para o sucesso é composta, em sua maioria, por dias difíceis e desafiadores, que trazem consigo obrigatoriamente a capacidade de desenvolver a resiliência.

Além disso, um ponto também observado foi de que tais pessoas se mostram, cada dia mais, abertas a assimilar novas skills, o que é considerado como um diferencial ao se levar em conta de que as três habilidades mais requisitadas nas empresas, atualmente, são compostas pela comunicação assertiva, trabalho em equipe e inteligência emocional, já que, tratando-se de uma era tão dinâmica, tais fatores são, na maioria das vezes, mais valiosos para o desenvolvimento profissional do que as habilidades técnicas no geral.

O cenário do Brasil e mundo afora se resume em uma falsa realidade construída por meio de idealizações, onde se observa que as pessoas são induzidas a buscar a perfeição a todo custo e a pensar que o sucesso e a felicidade são conquistados por meio das aparências e da aquisição de bens materiais variados. Em razão disso, a escola de negócios Rock Ensina surge como um divisor de águas, apostando na valorização da imperfeição, tendo como essência o autoconhecimento e o sucesso interior.

Portanto, em outras palavras, a Rock Ensina emana um propósito muito bem definido, que se resume em despertar os valores individuais que são considerados únicos, para então criar profissionais realizados pessoalmente e profissionalmente, já que a escola abre portas para compreensão de quais são as nossas aptidões, conectando-as, ainda, com um conteúdo recheado de repertório e qualificações necessárias para destaque no mercado de trabalho.

Os 9 mantras do Manifesto Rock Ensina 

  1. Há beleza na imperfeição
  2. Educação transforma
  3. Disrupção é o novo Punk
  4. A vida é Rocker
  5. Resiliência é XP
  6. A virtude é silenciosa
  7. Reinvenção é profundidade
  8. Autoconhecimento é rocha
  9. Repertório é árvore

Dentre alguns dos mantras ora citados, o primeiro que vamos destacar é o de que existe beleza na imperfeição o que pode ser traduzido, em outras palavras, em não deixar de lado a autenticidade, já que, com a pressão externa pela busca da perfeição constantemente, muitos profissionais acabam perdendo a sua essência e vitalidade ao se deparar com um nível de exigência próprio desproporcional.

Como segundo mandamento, temos o de que a educação transforma, já que ela é um ativo barato, em comparação com o que proporciona, e acessível, já que com a internet se abriu um mar de possibilidades na área de ensino, o que inclui cursos, mentorias, faculdades a distância, livros eletrônicos, resumos, vídeos explicativos, entre outras chaves que levam ao conhecimento, que é considerado a base de tudo. Portanto, um dos destaques da Rock Ensina é de que ela surge como fortaleza para transformar empresas e pessoas.

O terceiro é de que a virtude é silenciosa, já que engloba muita resiliência, disciplina e foco, já que o propósito é tão bem definido que a dor do caminho para que se chegar ao objetivo não é externada em momento algum e isso faz com que a força interior, consequente dos dias desafiantes, seja repleta, cada vez mais, de resiliência e inteligência emocional.

Já o quarto se relaciona a saber mais sobre si mesmo, pontos fortes e fracos, já que o autoconhecimento é rocha, sendo então uma das essências da Rock Ensina, que traz cursos e mentorias voltados ao autoconhecimento profissional, com diversos testes psicológicos que direcionam os perfis existentes. Se você ainda não fez o nosso carro-chefe, o teste das cores, clique aqui e faça gratuitamente.

O último mantra que vamos destacar é o de que o repertório é árvore, já que é necessário desenvolver conhecimento, habilidades e atitudes (fórmula do C.H.A.), inseridos em todas as trilhas Rock Ensina, já que proporcionam o conhecimento técnico, o desenvolvimento de powerskills e o cuidado com a raiz da árvore da vida, que se conecta aos nossos comportamentos e atitudes, muitas vezes mais importantes do que os conhecimentos técnicos e intelectuais.

O que é anticarreira?

Criado por Joseph Teperman, o conceito de Anticarreira está mais atual do que nunca e traz uma liquidez para a carreira profissional, fazendo com que seja possível se reinventar em todos os âmbitos existentes. Investindo nas qualificações constantes, que englobam as novas habilidades exigidas diante do cenário atual, há a possibilidade de traçar inúmeros caminhos, o que derruba um conceito de carreira pré-definida e estável, já que vivemos, cada dia mais, em um mundo de constante disrupção que não cede espaço para o conceito de carreira no dicionário da vida.

Diante disso, é possível visualizar um campo de oportunidades crescente, já que ao se fortalecer internamente, mediante do autoconhecimento, e compreender o propósito e motivação individual, há como ser inserido no mercado com o melhor dos mundos, conectando o prazer próprio, de fazer o que gosta, com os ideais do mercado.

De acordo com Claudia Woods, CEO do Uber Brasil, há possibilidade de se reinventar em qualquer estágio no mundo atual, desde que essa reinvenção esteja carregada de profundidade.

As 10 Powerskills para acelerar sua anticarreira

  1. Planejamento, gestão do tempo, conhecimento e disciplina, se relaciona à trilha azul – Rock Ensina.
  2. Comunicação assertiva, relacionada à trilha verde – Rock Ensina.
  3. Criatividade, relacionada à trilha amarela – Rock Ensina.
  4. Inteligência emocional, relacionada à trilha amarela – Rock Ensina.
  5. Resiliência, relacionada à trilha vermelha – Rock Ensina.
  6. Saber vender, comunicar para persuadir, relacionada às trilhas vermelha e verde – Rock Ensina.
  7. Saber gerir pessoas, ou lidar com pessoas, relacionada à trilha verde Rock Ensina.
  8. Conhecimentos de Marketing, planejamento estratégico, que se relaciona à trilha amarela – Rock Ensina.
  9. Empreendedorismo, relacionado à trilha vermelha – Rock Ensina.
  10. Administração, relacionado à trilha azul – Rock Ensina.

Masterclass sobre anticarreira