5 passos para mudar de vida e ganhar mais em 2021

Helena de Mello Sachs por Helena Sachs
Compartilhar isto

O ano está se encerrando e o momento é de gratidão, esperança e realização. Diante de tantos desafios e incertezas nos últimos meses, pudemos lapidar ainda mais a nossa força interior. Por isso, é a hora de objetivar novas metas, para um novo ciclo que se inicia. Vamos apresentar neste post 5 passos para mudar de vida e ganhar mais em 2021, tema da Masterclass do professor Roberto Sachs junto com a empresária e influencer Marcela Margato, do dia 16 de dezembro de 2020 (assista à masterclass no fim deste post).

Vem com a gente e confira as dicas de como evoluir em 2021, aprenda a criar um propósito bem definido para nos motivar a irmos atrás, de uma vez por todas, das nossas ambições, superando os limites impostos por nós mesmos.

Reflexão do ano de 2020

O ano de 2020 foi difícil para todos, a pandemia aflorou os mais diversos sentimentos, sendo a impotência e a incerteza alguns deles. O coronavírus chegou de surpresa e virou o mundo de ponta-cabeça, tivemos que nos reinventar para sobreviver, tanto pessoalmente como profissionalmente, já que se viu necessário conviver diariamente com o risco de contágio, o isolamento, a máscara, o distanciamento social, e também, em outra perspectiva, com uma economia global em crise, tendo seu pior desempenho desde a Grande Depressão de 1929.

Diante de tudo isso, nas palavras da empresária Marcela Margato, ainda foi necessário correr contra o tempo para se adaptar aos novos formatos de trabalho, que engloba o home office, as reuniões online e a necessidade de alcançar os avanços tecnológicos os quais demandaram uma reinvenção rápida e assertiva dos profissionais que se mantiveram no mercado de trabalho.

Tais mudanças, tiveram pontos positivos, já que serviram de incentivo para que as pessoas se reinventassem, saíssem da zona de conforto em que estavam estabelecidas, levando em consideração que o mercado se torna ainda mais competitivo em tempos de crise, criando um funil ainda maior que não concede espaço aos que não possuem a habilidade de adaptabilidade. Por outro lado, o excesso de pressão e estresse exigiu como nunca o equilíbrio emocional, competência que está presente na nossa trilha amarela e vem sendo destaque cada dia mais.

Preparação para um novo ano

Para que se tenha um novo ano, é necessário ser uma nova pessoa. Ou seja, o melhor a se fazer é deixar para trás o que não saiu como planejado em 2020, e focar na evolução após o fracasso, compreendendo melhor que há mudanças a serem feitas e colocando-as no plano da ação o quanto antes, para que assim haja um aperfeiçoamento pessoal real e não uma ilusão transitória de que com a virada do ano as coisas automaticamente mudam para melhor.

Diante disso, apesar do cansaço e sobrecarga, por estarmos no fim de um ano muito difícil, não se pode deixar de lado as reflexões, as quais são de extrema necessidade, já que o pontapé inicial é sempre o campo das ideias. Além disso, nós da Rock Ensina temos o papel de mostrar, cada vez mais, a importância de se manter resiliente e positivo para o novo ciclo que se inicia, nos fortalecendo, assim, para o campo de ação.

Ganhando mais em 2021

A escola de negócios Rock Ensina tem como uma de suas premissas o autoconhecimento profissional. Com isso, o sucesso que pregamos não é fundado no financeiro, mas engloba diversos aspectos, principalmente o de realização pessoal. Então, a premissa de ganhar mais em 2021 não é relacionada apenas ao valor monetário, se estendendo também aos valores espirituais, sociais e físicos.

Diante de tudo isso, primeiramente é necessário investir em si mesmo, se fortalecer na própria essência, cuidar dos aspectos mentais, abrindo portas para a espiritualidade, e dos aspectos físicos, que se relacionam à prática de exercícios físicos e a busca por uma alimentação mais saudável. Tudo isso sem deixar de lado o conhecimento, fruto da busca de novas habilidades e competências, diante do autoconhecimento profissional, o que resulta em uma fortaleza ainda melhor para lidar com as adversidades que poderão vir no ano de 2021.

Por último, depois de nos prepararmos para uma nova jornada, o dinheiro deve ser a pauta, conjuntamente com a vontade de superação de metas. Para que se ganhe mais em 2021, de acordo com o professor Roberto Sachs é necessário realizar um planejamento bem fundado, tema da trilha azul da Rock Ensina. Além disso, não se pode esquecer que para que se chegue em uma conclusão de que mudanças devem ser feitas para se atingir um objetivo, também chamado de prognóstico, é necessário antes fazer um diagnóstico, olhando para o passado e tirando as lições cabíveis.

De acordo ainda com Steve Jobs, empresário norte-americano fundador da Apple, não se pode conectar os pontos olhando para frente, você só pode conectá-los olhando para trás. Ou seja, um ótimo exercício é olhar para o ano de 2020 e reconhecer as adversidades existentes, para que em 2021 os pontos se cruzem e, consequentemente, tudo faça mais sentido.

Os impactos da pandemia para os profissionais

Antes da chegada da Covid-19, as empresas já eram sinônimo de um caldeirão em ebulição, já que as pessoas estavam cada vez mais sem tempo, o mercado acirrando sua competitividade, um estresse considerável causado pelo déficit de atenção dos profissionais, e as instabilidades diante de um cenário cada vez mais de anticarreira.

Com a pandemia, o estresse psicológico disparou em uma crescente nunca vista antes, já que as incertezas ficaram ainda maiores, e o mercado entrou em retração, muitas pessoas foram demitidas e a competitividade que já exigia muito dos profissionais se tornou ainda maior. Além da preocupação diante de um novo vírus que não se tinha tantas informações concretas.

Como consequência, o equilíbrio emocional foi uma das competências mais exigidas em 2020, já que foi necessário manter o controle mental em dia para que as mudanças necessárias fossem feitas a tempo. Tais mudanças envolvem uma nova forma de trabalho, a adequação para uma linguagem mais assertiva, a imersão nos meios digitais, a reengenharia das empresas, entre tantas outras que viraram sinônimo de um ‘‘novo normal’’.

A anticarreira e a pandemia

O termo carreira, que engloba uma estabilidade em um único cargo com uma única competência, já estava quase em extinção antes da pandemia, devido às novas formas de mercado. Com a sua chegada o conceito de anticarreira, criado por Joseph Teperman, se concretizou de uma vez por todas, já que mais do que nunca para sobreviver diante do cenário atual é necessário lidar com a instabilidade e as incertezas ainda maiores, tendo que se fortalecer com garra em mais repertório e reinvenções constantes.

Como se adaptar melhor a essa nova era?

De acordo com o professor Roberto Sachs, a sustentação deve ser o conhecimento, que é consequência de um estudo aprofundado acerca de determinado assunto. Atualmente o problema é que as pessoas buscam, a todo momento, um excesso de informação que, conforme os novos estudos, é excluída rapidamente do nosso cérebro, e que não produz o conhecimento, o qual é duradouro e exige tempo e paciência.

Além disso, o ponto-chave é o planejamento, tendo como rota inicial as matrizes que fornecemos nas nossas trilhas, entre elas a matriz FOFA, para detectar os pontos fortes e fracos, e analisar o cenário externo, colocando as ameaças e oportunidades. O SCRUM é um método importante também, já que propõe a arte de fazer o dobro do trabalho em metade do tempo, focando nas tarefas mais relevantes.

Por último, a matriz do tempo também se encaixa como fundamental, já que as prioridades são colocadas no papel, essas que podem estar relacionadas com o trabalho, relacionamentos, objetivos. Lembrando que não há planejamento sem renúncias e sem a objeção de um médio a longo prazo, a qual deve ser coerente com as ações de curto prazo.

Os 5 passos para ter uma vida mais próspera

O primeiro passo, de acordo com o professor Roberto Sachs, é ter um propósito bem definido, que pode ser financeiro, espiritual, profissional, pessoal, social, é com relação ao que te move, o que te faz sair de uma situação de inércia. Geralmente o propósito está interligado com a nossa essência, já que tem relação com aquilo que faz sentido para nós mesmos.

O segundo passo diz respeito ao conhecimento, o qual tem ligação direta com o propósito. Por exemplo, quando definimos a família como nosso propósito, temos que ter o conhecimento aprofundado acerca de nosso trabalho, renda e tempo, para que assim o planejamento flua de forma coerente para que as ambições sejam concretizadas.

Já o terceiro passo tem relação com uma habilidade da nova era, que é a gestão do tempo. É de extrema importância realizar um planejamento baseado na matriz de prioridade, que preceitua que se deve focar nas ações importantes e urgentes, e ao mesmo tempo cuidar do que é importante, mas não se tornou urgente ainda.

O quarto passo se relaciona com a inteligência emocional, já que vivemos em um mundo em que os índices de ansiedade e depressão estão cada vez maiores. Para Goleman, a inteligência emocional é a capacidade de reconhecer os nossos próprios sentimentos e os dos demais, de nos motivarmos e de manejar adequadamente as relações.

Por fim, o quinto e último passo está interligado com a comunicação assertiva, que é a sustentação de tudo nos dias de hoje, já que uma comunicação mais direta minimiza os problemas de interpretação e se alinha com a nova era digital que preza cada dia mais pela simplificação de linguagens.

Masterclass “5 passos para mudar de vida e ganhar mais em 2021”

Cursos online e Mentorias individuais da Rock Ensina

Profissionais e empreendedores de alto desempenho dominam uma série de habilidades que não são ensinadas pelas instituições tradicionais. Nosso objetivo é ensiná-las a você por meio de um método prático, efetivo e conveniente.

Empresa? Desenvolva seus colaboradores com a gente

Nos formatos presencial e online, nossos treinamentos empresariais são diretos ao ponto e têm foco direcionado a resultados que fala a língua dos colaboradores de todas as gerações. Somos papo reto, somos rockers, somos transformação!

Deixe uma resposta

Seja um rocker bem informado!

Assine agora nossa newsletter e junte-se à comunidade mais rocker do Brasil!

Ao assinar eu concordo em receber informações da Rock Ensina e entendo que posso cancelar a inscrição a qualquer momento.