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Gamificação dos Treinamentos

Uma nova forma de ensinar vendas e turbinar negócios

Gamificação dos Treinamentos
Prof. Roberto Sachs
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Se as FinTechs, empresas de tecnologia em finanças, tornaram-se a menina dos olhos do mercado e da mídia na última década, o mesmo parece acontecer agora com as EdTechs e HRTechs, startups de educação, RH e T&D (Treinamento & Desenvolvimento), que unem tecnologia e novas metodologias de ensino para preparar pessoas para a nova era do trabalho.

A grande revolução que se iniciou com o advento da internet, novas gerações no ambiente de trabalho e a consolidação do modelo de sociedade da informação na primeira década do novo século, impactou dramaticamente a área de comunicação e vendas na segunda década.

Saber vender tornou-se uma das habilidades mais valorizadas pelas empresas neste novo mundo BANI, a sigla em inglês para Brittle, Anxious, Nonlinear e Incomprehensible (Frágil, Ansioso, Não linear e Incompreensível). Traduzindo: como ganhar a atenção de um cliente com cada vez menos tempo, menos dinheiro e menos energia mental, e sofrendo de déficit de atenção?

A experiência em sala de aula e nos treinamentos empresariais me apontavam a direção: apenas os vendedores 4.0 suportariam a jornada. Concebi como vendedores 4.0 aqueles que reuniam quatro atributos: 1) conhecimento do mercado, cliente e produto; 2) técnicas de PNL (Programação Neurolinguística), psicologia e comunicação para abrir as vendas e saber lidar com pessoas; 3) criatividade e inteligência emocional para superar objeções de clientes cada vez mais exigentes, impacientes e sensíveis a preço; 4) técnicas para fechar vendas e saber lidar com clientes difíceis, assumindo o comando e responsabilidade na reta final do negócio.

Pronto! Estava criado o mapa e o perfil do player (jogador) para o game (jogo) de vendas que eu imaginava aplicar nos treinamentos empresariais. E, para se tornar um vendedor mais completo, como em um jogo de videogame, o aluno precisaria passar as 4 fases do vendedor 4.0, vencendo algum desafio ou boss (chefe) ao final de cada etapa. Estava assim desenhado o insight (luz, estalo) que culminaria no primeiro treinamento gamificado (treinamento com uso de narrativas e/ou tecnologias advindos de jogos) da minha trajetória profissional, a Escola de Vendas com Método das Cores do Prof. Sachs (2017).

Os resultados, tanto no desempenho dos alunos quanto no aumento das vendas das empresas que adotaram ao modelo, foram surpreendentes e exponenciais. O método era contagiante, inclusivo, democrático e lúdico, e funcionava bem com todo perfil de vendedores. Desde aqueles que, pela correria da vida moderna, colocaram o trabalho à frente dos estudos. Até aqueles vendedores mais técnicos e graduados. E, como ferramenta de educação, mantinha o alicerce de trazer conhecimento profundo e sério, porém sem ser chato. Este era o meu lema na preparação do material das aulas e do storytelling (narrativa da história).

De 2017 para cá, o mundo BANI acelerou de vez, conseguimos atrair investidores para o projeto e desenvolvemos uma plataforma digital de desenvolvimento humano chamada Rock Ensina (2020).

Prof. Roberto Sachs é formado pela ESPM, com Extensão pela UCLA, Pós em Marketing Estratégico, e Mestre em conflito geracional nas empresas. Fundador da Rock Ensina, uma startup de educação piracicabana focada em preparar pessoas para a nova era do trabalho, com treinamentos gamificados e mais de dezoito mil testes vocacionais.