Índice

Compartilhar isto

Assine a Rock News!

Conteúdos sobre autoconhecimento! :)

Músicas que Enriquecem (seu conhecimento e habilidades)

Músicas que Enriquecem (seu conhecimento e habilidades)
Helena Sachs
Compartilhar isto

A Rock Ensina é séria sem ser chata, nossas aulas trazem referências de um multiverso gigantesco, que engloba artes, filosofia e cultura pop. Por isso vamos mostrar como as músicas podem inspirar habilidades empreendedoras.

Levando em consideração um dos mantras da Rock Ensina, de que a música ensina, o tema deste post é sobre as dez músicas que trazem ensinamentos, alimentam o nosso repertório e inspiram negócios. Essa curadoria foi realizada pelo professor e CEO da Rock Ensina, Roberto Sachs, na Masterclass do dia 02 de dezembro de 2020.

O que te ensina?

Nós da escola de negócios Rock Ensina nascemos com o propósito de descomplicar o aprendizado, sem deixar de lado os ensinamentos técnicos. Por isso, com o intuito de ser sério mas sem ser chato, buscamos nos mais diversos universos (chamamos de multiverso Rock Ensina – de Artistóteles a Zelda) uma demonstração prática para as lições que queremos transmitir aos nossos alunos.

Por isso nos tornamos a melhor curadoria entre o mundo dos negócios, o mundo pop e a vida real. De forma compacta, simples e fácil conseguimos demonstrar que o esporte ensina, o livro ensina, o autoconhecimento ensina, comics ensina, trabalho ensina, games ensina, família ensina, cultura ensina, educação ensina, crescer ensina, perder ensina, música ensina, amor ensina, viver ensina… Você entendeu, né?

Mais especificamente vamos falar hoje acerca do poder da música e da sua influência em trazer nostalgia, inspiração e transformação. Ela está muito ligada à trilha amarela da Rock Ensina, já que proporciona momentos de contemplação que permitem uma conexão com si mesmo e um respiro para os problemas mundanos, o que é de extrema importância para a nutrição contínua da inteligência emocional de cada um.

10 músicas que enriquecem

Black Alien – Take ten

O compositor dessa música, Gustavo de Almeida Ribeiro, é um rapper que ficou por muito tempo escondido da música, devido ao seu vício em drogas. Nesse tempo se afundou, perdeu capacidade criativa, mas voltou dando a volta por cima em 2019 e aproveitou para fazer uma reflexão acerca do período turbulento que havia passado.

Com o seu retorno à música, não se apegou ao vitimismo, mas sim à autenticidade o que proporcionou a agregação de valores do mundo pop, de família, e do fazer acontecer. Abaixo de Zero: Hello Hell, eleito álbum do ano de 2019, retrata de forma corajosa a luta e vitória diária do rapper contra dependência química, de forma autocrítica, mas sem ditar regras ou impor moralismo.

Black Alien segue o exemplo de como a carreira pode se reinventar em qualquer estágio, desde que haja profundidade e consistência (trilha vermelha da Rock Ensina). É sobre a volta de um homem que desceu a ladeira, volta mais velho, usando da experiência e força para se reinventar, sem deixar de ser o que sempre foi ‘‘Ainda sou o Gustavo, filho de Dona Gizelda e Seu Rui’’.

“Meu fígado não concordou com meu estilo de vida
Meu cérebro acordou, tirou meu bloco da avenida
1993 primeiro rapper da cidade
2019 poucos rappers dessa idade
Quatro ponto meia, pente cheio, pé na areia
Saco cheio de cretino que cuida da vida alheia
Eles metem o nariz, botar a cara, eu duvido
Um bando de juiz que julga com telhas de vidro”

Manic Monday – Billie Joe Armstrong (Green Day)

Essa regravação feita pela banda punk rock Green Day, em 2020, diz respeito à música “Manic Monday” da banda feminina Bangles, lançada no ano de 1986. Ela traz consigo várias reflexões acerca de como as segundas-feiras são difíceis e acabam atrapalhando o planejamento das pessoas no geral.

Nós da Rock Ensina fazemos uma ponte com a nossa trilha azul, já que com organização e planejamento a tendência é as coisas ficarem menos bagunçadas e consequentemente mais leves. Diante disso, o melhor a se fazer é diminuir o nível de exigência e distribuir mais tarefas para o meio da semana, já que no início ainda estamos em um ritmo menos acelerado como consequência do final de semana.

“É só mais uma segunda-feira maníaca
Eu gostaria que fosse domingo
Porque é meu dia divertido
Meu dia sem correria
É só mais uma segunda-feira maníaca

Tenho que pegar o trem cedo
Tenho que trabalhar às nove
E se eu tivesse um avião
Ainda não conseguiria chegar na hora
Porque me toma muito tempo só descobrir o que eu vou vestir
Coloque a culpa no trem
Mas o chefe já está lá”

“It’s just another manic Monday
I wish it was Sunday
‘Cause that’s my fun day
My I don’t have to run day
It’s just another manic Monday

Have to catch an early train
Got to be to work by nine
And if I had an aeroplane
I still couldn’t make it on time”

I Know There’s An Answer – Beach Boys

The Beach Boys é uma banda de rock dos Estados Unidos, formada em 1961, e é tida como uma das mais influentes da história do rock. Além disso, o seu álbum “Pet Sounds” foi considerado uma inspiração para Paul McCartney na criação do disco clássico dos Beatles, “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band”.

A banda The Beach Boys conquistou o cânone de gênios inovadores em 1966 com Pet Sounds. Por isso, há muita relação com a trilha amarela da Rock Ensina, que traz para a escola de negócios a necessidade de estar constantemente em reinvenção, o que tem relação com a busca quase que diária pela inovação e insights criativos.

I Know There’s An Answer traz uma ligação muito forte entre a zona de conforto e a criatividade, já que muitos abdicam dos sonhos por terem se acomodado ao modo de vida que estão inseridos. A banda demonstrou na prática que é necessário arriscar em buscar da inovação, já que mesmo sendo considerada um sucesso no mundo da música continuou buscando uma reinvenção, o que proporcionou a criação do melhor álbum de suas histórias, o ora citado “The Pet Sounds”.

“Conheço tantas pessoas que pensam que podem fazer isso sozinho
Eles isolam a cabeça e ficam em suas zonas de segurança
Agora o que você pode dizer a eles
E o que você pode dizer que não vai fazê-los na defensiva

Eu sei que há uma resposta
Eu sei agora mas eu tive que descobrir sozinho”

“I know so many people who think they can do it alone
They isolate their heads and stay in their safety zones

Now what can you tell them
And what can you say that won’t make them defensive”

Physical – Dua Lipa

Dua Lipa é uma cantora britânica que tem 25 anos e começou a carreira postando covers em seu canal no Youtube com 14 anos de idade. O seu álbum Future Nostalgia, lançado em 2020, trouxe onze músicas futuristas que recorda traços das músicas dançantes dos anos 70 e 80.

Physical é um new wave, mais rock dançando aguado, e é apresentado como o segundo single do álbum ora citado. A música está interligada às trilhas verde e trilha vermelha da Rock Ensina, pois a letra diz respeito a viver os momentos e relacionamentos no geral com intensidade.

É interessante destacar que o som emana motivação e cai como uma luva para os tempos de pandemia, quando houve o lançamento do disco, já que as pessoas estavam em grande parte vivendo o isolamento social e precisavam extravasar pois a internalização de sentimentos foi muito marcante para o momento.

A Dua Lipa está presente nos cursos e mentorias da Rock Ensina como representação da nossa trilha amarela, já que traz com muita atitude, empoderamento, força e garra a necessidade de se vivenciar as entrelinhas da vida, ou seja, aproveita de forma plena todos os momentos. Além disso também representa um ícone de inovação e criatividade ao sedimentar a volta ao pop inspirado nos anos 70 e 80 e ainda trazer a estética retro dos anos 1990.

“A adrenalina continua correndo
Amo essa simulação que estamos sonhando
Não concorda?
Não concorda?
Eu não quero viver outra vida
Porque essa é bem legal
De viver”

“Adrenaline keeps on rushing in
Love the simulation we’re dreaming in
Don’t you agree?
Don’t you agree?
I don’t wanna live another life
Cuz this one’s pretty nice
Living it up”

Por Enquanto – Legião Urbana

Legião Urbana é uma banda brasileira que foi fundada em agosto de 1982 e é considerada um legado atemporal, já que suas melodias e letras continuam atuais, como se tivessem sido escritas ontem. Além disso, suas canções trazem as questões pessoais subjetivas de cada um, mas de forma generalizada.

De acordo com o site de cultura Obvious “a Legião Urbana transcendeu o tempo, indo além da verbalização dos pensamentos amorosos, solitários e insatisfações políticas de um povo. Uniu a nação de jovens de um tenro país. Postulou para sempre que o caminho para a evolução humana é um só. Que é preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã”.

A música “Por Enquanto” é considerada contemplativa e traz a reflexão acerca de mudanças, o que pode ser traduzido pela transição da adolescência para a vida adulta, por uma troca de empregos e até mesmo pelo “novo normal” que estamos vivendo com a pandemia. Ela tem conexão com a trilha amarela da Rock Ensina, já que esta é voltada totalmente para o mental e inspira a adaptabilidade.

“Mudaram as estações
E nada mudou
Mas eu sei
Que alguma coisa aconteceu
Está tudo assim tão diferente

Se lembra quando a gente
Chegou um dia a acreditar
Que tudo era pra sempre
Sem saber
Que o pra sempre
Sempre acaba”

O pulso – Titãs

Titãs é uma banda de rock formada na cidade de São Paulo em 1982. A música “O pulso” expõe diversas enfermidades que os humanos superaram. Traz também a necessidade de uma pegada de resiliência para superar as adversidades da vida, tudo isso está interligado com a trilha vermelha Rock Ensina, que traz em seus ensinamentos a necessidade de vitalidade e força para lutar o bom combate que a vida nos impõe.

“O pulso ainda pulsa
O pulso ainda pulsa
Peste bubônica, câncer, pneumonia
Raiva, rubéola, tuberculose, anemia
Rancor, cisticercose, caxumba, difteria
Encefalite, faringite, gripe, leucemia
O pulso ainda pulsa

O pulso ainda pulsa
Hepatite, escarlatina, estupidez, paralisia
Toxoplasmose, sarampo, esquizofrenia
Úlcera, trombose, coqueluche, hipocondria
Sífilis, ciúmes, asma, cleptomania

O corpo ainda é pouco
O corpo ainda é pouco

Assim

Reumatismo, raquitismo, cistite, disritmia
Hérnia, pediculose, tétano, hipocrisia
Brucelose, febre, tifoide, arteriosclerose, miopia
Catapora, culpa, carie, câimbra, lepra, afasia
O pulso ainda pulsa
E o corpo ainda é pouco”

Dia Quente – Rodolfo Abrantes

Rodolfo ficou conhecido em todo país com a banda Raimundos (formada em 1987). Depois de muitos anos juntos, resolveu anunciar a sua saída da banda em 2001, ao se converter ao Cristianismo e realizar uma mudança drástica em seu estilo de vida. A música “Dia Quente” traz muito de sua conversão, já que tem como pauta a espiritualidade.

Ela está interligada à trilha verde da Rock Ensina, já que transmite reflexões acerca do futuro e da união das pessoas, temas que são envoltos por sentimentos profundos. Além disso, é nítida a conexão com mudanças e reinvenções de vida pessoal.

“Hoje eu vejo na parede
Quem sempre esteve lá presente
Como eu mudei
E ainda há tanto que mudar

Vivendo aqui
Ou em qualquer outro lugar
Teremos um dia quente
E muitos ainda vão esquentar

Se você está aqui
Dormindo ao lado meu
É verdade você é minha metade

Se você está aqui
Como eu pedi a Deus
Vamos mudar de ar e caminhar como um só”

Lounge Act – Nirvana

Nirvana foi uma banda norte-americana de rock, expoente do movimento grunge, formada pelo vocalista e guitarrista Kurt Cobain e pelo baixista Krist Novoselic em 1987. O sucesso da banda popularizou o rock alternativo e Nirvana foi considerado uma representação da geração X. Um de seus álbuns, Nevermind, foi considerado um dos melhores álbuns de todos os tempos.

A autenticidade da banda, que se traduz muito pela força interior dos integrantes, faz uma conexão com a Rock Ensina, já que nós acreditamos que o autoconhecimento e a confiança em si mesmo é a chave para tudo. “Lounge Act” tem relação com a trilha verde e trilha vermelha, já que a música tem ligação com os sentimentos sem deixar de lado a atitude.

“Truth covered in security
I can’t let you smother me
I’d like to, but it couldn’t work
Trading off and taking turns
I don’t regret a thing

And I’ve got this friend, you see, who makes me feel
And I wanted more than I could steal
I’ll arrest myself, I’ll wear a shield
I’ll go out of my way to prove I still
Smell her on you

“Verdade coberta em segurança
Eu não posso deixar você me sufocar
Até gostaria, mas não poderia funcionar
Fazendo trocas e esperando a vez
Eu não me arrependo de nada

E eu tenho essa amiga, sabe, que me faz sentir
E eu queria mais do que poderia roubar
Vou me prender, vou vestir um escudo
Vou dar o meu máximo para provar que ainda
Sinto o cheiro dela em você”

Só o fim – Camisa de Vênus

Camisa de Vênus é uma banda brasileira de rock que foi formada em Salvador em 1980, traz uma mistura de irreverência, rebeldia e rock pesado e há mais de 40 anos vem fazendo sucesso, sendo considerada uma das bandas mais longevas do Brasil.

A música “Só o fim” se encaixou perfeitamente com o momento de pandemia, já que trouxe incertezas e medos acerca do futuro da humanidade. Isso se traduz principalmente pela parte da letra que diz “se o chão abriu sob os seus pés. E a segurança, ela sumiu da faixa”.

“E nada mais encaixa
Oh, crianças isso é só o fim
Isso é só o fim
Isso é só o fim
Algo que você não identifica
Insiste em lhe atormentar
Você implora por proteção
Não sabe como vai acabar
Oh, crianças isso é só o fim
Isso é só o fim
Isso é só o fim

Esse calor insuportável
Não abranda o frio da alma
A vida já não é mais tão segura
E nada mais lhe acalma
Oh, crianças isso é só o fim
Isso é só o fim
Isso é só o fim
Sempre acorda angustiado
E apressado você vai pra rua
Mas mesmo assim acordado
O pesadelo continua
Oh, senhoras isso é só o fim
Isso é só o fim
Isso é só o fim
Oh, senhores isso é só o fim
Isso é só o fim
Isso é só o fim”

Hero – Weezer

Weezer é uma banda americana de rock alternativo de Los Angeles, Califórnia, formada em 1992. Já venderam mais de 25 milhões de cópias no mundo inteiro, sendo uma banda vencedora de vários prêmios, como Grammy, MTV Video Music Awards e Billboard Music Awards.

A música se conecta com a trilha azul da Rock Ensina, a qual traz a importância do autoconhecimento. Quando olhamos para dentro, somos capazes de encontrar as nossas fortalezas, e com isso, em decorrência de muita autenticidade, construímos os nossos próprios heróis.

“Well, everybody needs a hero
But I’m not everybody else
I walk alone, yeah, I walk alone, yeah
I walk alone, oh, yeah
You know, I tried to be a hero
But I was lying to myself
I walk alone, yeah, I walk alone, yeah
I walk alone, oh, yeah’’

“Bem, todo mundo precisa de um herói
Mas eu não sou todo mundo
Eu ando sozinho, sim, eu ando sozinho, sim
Eu ando sozinho, oh, sim
Você sabe, eu tentei ser um herói
Mas eu estava mentindo para mim mesmo
Eu ando sozinho, sim, eu ando sozinho, sim
Eu ando sozinho, oh, sim”

Masterclass